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Escolhendo o motor de jogo (game engine)

by em 02/08/2012

Bem vindos à mais um level!

Dificuldade: 1                           Estrelas por completar: 3

Você teve aquela idéia maravilhosa para um jogo, já fez um brainstorm com o grupo ou sozinho e está pronto pra começar o protótipo mas aí você se pergunta: “qual programa eu uso?”

Essa seria uma resposta simples mas infelizmente não é bem assim…

Dica da fase:
Para o caso de não saberem, um programa que ajuda na produção específica de jogos é chamado de motor de jogo (game engine) e pode ser responsável por várias tarefas além da programação em si.

A escolha do programa vai ser guiada de acordo com suas necessidades, e por isso estou aqui, para ajudar a melhorar as escolhas. Eu vou listar as que eu conheço melhor ou já usei e que considero boas escolhas para fazer seus jogos, no entanto você pode checar na internet por outros programas e vai encontrar muitos deles, alguns inclusive nem são mais suportados ou foram abandonados. De qualquer forma se você sabe o que quer vá direto para a Lista de motores de Games da Wikipédia ou no IndieDB.

Se o seu projeto é para windows somente você poderia usar:

Ah mas eu quero que seja 2D nesse jogo do windows! Nesse caso você pode usar o programa que for somente 2D ou então usar o 3D de forma que pareça 2D, depende do jogo e do efeito desejado.

  • Love (é só 2D)
  • As engines de XNA possuem classes para usar sprites 2D (FlatRedBall, Sunburn ou XNA puro)
  • Torque 2D
  • Cocos2D-X

E se o meu jogo tiver que sair para mac? Nessa caso Unity,Love, Torque e Moai resolveriam seus problemas, mas existem outros programas (mesmo para Windows) que funcionam com builds C++, ou seja, vão funcionar inclusive no Linux. Ou então você pode optar por algum programa que faça em Flash como o Stencyl.

Se falarmos de 3D é fácil! Unity, Shiva, Sunburn e Torque 3D são todas engines 3D.

Aliás nessa briga grande de web e mobile ninguém mais quer saber de fazer só para PC`s (win,mac e linux) então imagino que você esteja se pergutando, certo e o que fazer se eu escolhi mobile?

Ahá! Não tema, conheço boas ferramentas.

Uma lista bem gordinha para escolhas por plataforma. E a seguir nossa amada web, incluindo javascript, html5 e/ou flash.

Dica da fase:
Qualquer celular móvel que tem um browser compatível com html5 rodará seu joguinho em html5 (isso é quase todos os celulares modernos, sim iphone, android e winphone!). Ah e o Construct 2 compila seu aplicativo para iphone.
 

Ufa é uma senhora lista de recursos, mas não seria muito mais legal se eu conseguisse melhorar ainda mais? Assim como a divisão 2D/3D as vezes é muito importante existem outros fatores que podem ajudar. Antes de irmos para o listão final entenda que 5 estrelas é um programa considerado bom e 1 estrelas é um programa bem ok e isso na minha visão.

  • Unity 3D
    • 3D e 2D
    • Engine de física e rede (para multiplayer)
    • Programe em C#, JS, Boo
    • Win,Linux,Mac, Web, Flash, iOS/Android, Consoles (Xbox360,PS3, Wii)
    • Grátis para Web e PC`s (com limitações)
    • Fácil de usar mas requer conhecimento de programação.
    • Controles visuais do que está acontecendo, bem parecido com editores de 3D (Maya e 3dMax).
    • Bom suporte e ajuda da comunidade além de dezenas de pacotes extras com coisas prontas (grátis e pagas).
    • Estrelas: 4  (só não merece 5 pelos preços dos pacotes extras)
  • Love
    • 2D
    • Engine de física
    • Win, Mac OS X and Linux
    • Simples porém eficaz
    • Precisa de bons conhecimentos em programação e a linguagem é Lua
    • Grátis e Open Source (você pode fuçar no código fonte do programa)
    • Apoio da comunidade
    • Estrelas:3.5 (É de graça e funciona bem para 2D mas requer uma certa curva de aprendizagem)
  • Moai SDK
    • 2D
    • iOS, Android, Chrome, PC, Mac (em breve Linux)
    • Grátis e Open Source
    • Engine de física
    • Precisa de bons conhecimentos em programação mesmo sendo em lua com um a abstração do SDK
    • Comunidade??? Não conheço
    • Estrelas:3.5 (Parece ter potencial mas não fui  longe com ele)
  • Toquer 2D/3D e iTorque
    • 2D e 3D
    • Mac, Win, iPhone
    • Suporte muito bom ao desenvolvimento com boas APIs (incluindo física e rede!)
    • Plataformas diferentes e preços diferentes, mas não é tão caro assim
    • Não testei muito mas é bem fácil de usar
    • Bom suporte
    • Estrelas: 3 (Só não acho que fique melhor pois não conheço melhor)
  • Cocos2D-X
    • 2D
    • Muitas plataformas:  iOS, Android, WinPhone7, Bada, Blackberry,MeeGo,Marmalade,Windows(Win 8 também), Mac e Html 5
    • Bom suporte
    • Grátis e Open Source
    • Fácil de usar mas requer conhecimentos de programação
    • Engine de física e boas apis
    • Estrelas: 4 (É muito boa e grátis mas é um trabalho não concluído)
  • Shiva3D
    • 3D
    • Assim como Unity é um programa visual de fácil utilização
    • Muitas plataformas: iOS, Android, Windows, Mac, Linux, Wii, webOS, Blackberry, Symbian, WinPhone,  Web
    • O suporte não é tão legal assim
    • Programação em Lua ou C++
    • Várias apis e ferramentas úteis
    • Grátis para aplicações web, pago para o resto.
    • Estrelas: 4 (Em comparação com o o Unity as vezes deixa a desejar, mas é mais barato e uma boa alternativa)
  • CoronaSDK
    • 2D
    • iOS, Android, Kindle Fire e Nook
    • Suporte muito bom
    • Não possui IDE própria
    • Boas APIs e várias outras ferramentas de terceiros
    • Programação em Lua (Sem acesso nativo), mas é muito fácil de usar, inclusive para os flasheiros
    • Grátis para teste, mas precisa pagar para públicar e é um pouco salgada
    • Estrelas: 3.8 (Gosto bastante da praticidade do Corona, os dois problemas são o preço e a falta de IDE)
  • Cocos2D
    • 2D
    • iOS (existe o Cocos2D Android e o Cocos2D-x para outras plataformas)
    • Usa o xCode como interface o que é razoável mas exige um certo nível de conhecimento de desenvolvimento
    • Boas APIs e várias outras ferramentas de terceiros
    • Programação nativa em objective-c
    • Grátis e Open Source
    • Estrelas: 4 (A limitação de plataforma nem sempre é um problema)
  • Sparrow
    • 2D
    • iOS
    • Programação nativa em objective-c.
    • Simplifica o desenvolvimento mas requer conhecimentos de objective-c assim como Cocos2D
    • Quantidade limitada de APIs
    • Grátis e Open Source
    • Estrelas: 2.5 (Simples demais perto de outras ferramentas como Cocos2D)
  • Stencyl
    • 2D
    • iOS,Flash, Desktop (Mac/Win)  e em breve Android e HTML5
    • Não há necessidade de codificar o desenvolvimento é feito visualmente, mas se quiser use ActionScript para programar.
    • Bem poderosa para uma engine de codificação visual, ótima para fazer jogos rapidamente.
    • Pago (inscrição anual)
    • Estrelas: 4.5 (É um pouco salgada mas é uma opção barata perto de outros programas e bem fácil de usar)
  • AndEngine (Android)
    • 2D ou 3D
    • Android
    • Programação nativa em Java.
    • Funciona bem, inclusive com física
    • Grátis e Open Source
    • O suporte e documentação não são tão bons assim, prepare-se para gastar algum tempo fuçando na internet
    • Estrelas:2.5 (Poderia ser muito melhor)
  •  FlatRedBall
    • 2D/3D
    • Xbox360, WinPhone, Win e Android (sim android)
    • O grupo flatredball possui boas ferramentas visuais para auxiliar o desenvolvimento usando o motor de jogos flatredball
    • É de fácil utilização, requer algum conhecimento e entendimento mas a curva é bem menor do que trabalhar no cocos2D, por exemplo.
    • Usa C# para programação, nada muito complicado😉.
    • O suporte e documentação são bons
    • Grátis
    • Estrelas: 4.5 (Uma ferramenta bem completa)
  • Sunburn
    • 2D/3D
    • Xbox360, WinPhone e Win
    • Possui uma boa quantidade de APIs para desenvolvimento do jogo.
    • Usa C# para programação.
    • Grátis para testar o framework, é paga mas custa 150 dólares uma vez na vida (nada de inscrições anuais)
    • É limitada à plataformas Microsoft
    • Estrelas: 3.8 (Faz muito bem o que se propõe)
  • Construct 2
    • 2D
    • HTML5 e iPhone (com algum esforço, e lembrando que onde rodar html5 seu jogo rodará =D)
    • É totalmente visual, nada de código
    • Muito fácil de usar e apesar de ser visual é relativamente poderosa
    • Suporte muito bom e documentação bem elaborada.
    • Se precisar mexer no código gerado você pode, mas prepare-se para ter uma visão não muito agradável
    • Grátis, você pode pagar se quiser mas não é necessário
    • Estrelas: 4.5 (As vezes poder mexer no código é uma benção)
  • Impact
    • 2D
    • HTML5 e iPhone (lembrando novamente que roda onde existir suporte)
    • Programação HTML+JS.
    • Não é tão ruim a primeira vista
    • Possui um editor de levels visual, nada absurdo, existem editores para os outros programas também. (assunto para outro post)
    • Suporte razoável mas a documentação e os tutoriais são muito bons.
    • Pague 99 doletas e você pode usar quanto quiser, nada de anuidade.
    • Estrelas:3.8
  • Crafty
    • 2D
    • HTML5
    • Programação HTML+JS.
    • As vezes consegue ser mais confusa do que esclarecedora e o suporte e documentação não ajudam.
    • Apesar da confusão e dos bugs ela possui boas apis e um bom potencial
    • Física? Um…. mais ou menos.
    • É grátis.
    • Estrelas:2.5 (Deixa a desejar, mas pode ser útil se você precisar de algo gratuito e topar o desafio)

Para finalizar vou deixar um guia de escolha, responda as perguntas e tudo fica mais fácil.

  • Quero gráficos 2D, 3D, mistura?
  • Quais plataformas estou procurando atender? (Ex: Se for só MS ou só iOS você pode limar várias opções da sua lista)
  • Quero programar? (Se sim) A linguagem de programação importa?
  • O que ela precisa fazer? Som, física, rede, mapeamento de tela, etc
  • Vou pagar ou não?
  • O suporte/documentação é importante? (Cuidado ser desbravador dos mares as vezes pode fazer seu jogo levar anos)
  • Preciso de ferramentas visuais?

Essas perguntas devem ajudar bastante, espero… De qualquer forma vocês podem perguntar aqui no blog😉

Dica final
“Porque não devo fazer meu próprio motor de jogos?” Bom não que você não deva (e isso é um tópico enorme) mas a ferramenta e o jogo são dois trabalhos geralmente grandes e tomam muito tempo, se você tiver que resolver bugs de ambos pode ser que seu jogo nunca fique pronto. Agora a pergunta é você é criador de jogos ou criador de motores de jogos?

Fase completa!

Parabéns você tem 3 estrelas a mais na sua pontuação

From → Programação

36 Comentários
  1. sobre a avaliação final da Cocos2D-X
    como assim ela é “um trabalho não concluído”?
    quero desenvolver para android e ainda estou procurando uma boa plataforma.

    Obrigado!

    • O Cocos2D e o Cocos2D-X são projetos open sources e estão em constante atualização, no momento de criação do post muita coisa ainda não funcionava no Cocos2D-X, por isso “um trabalho não concluído”.

      Vale a pena verificar o estado em que se encontra agora, mas acredito que o projeto já tenha amadurecido muito. (Vou fazer um update no post considerando essa questão )

      Abs,

  2. Francisco permalink

    Gostaria de saber se conhece pessoas ou grupos interessados em criar parceria para o desenvolvimento de aplicativos, pois não considero um tarefa fácil nem rápida, sendo necessária participação nas diversas fases dos projetos, até com opiniões e sugestões.

    Aproveito para parabenizá-lo pelo desprendimento com que compartilha o conhecimento que adquiriu.

    • Olá Francisco,

      Não sei que tipo de parceria você teria à oferecer mas acredito que procurando grupos de desenvolvedores no linkedin, facebook e abragames você deve encontrar algum interessado.
      Quanto à teste, opiniões e sugestões, fórums de gamers são os melhores locais para isso. Você pode tentar também o indiedb.com, desura e outros portais de suporte indie.

      Obrigado pelos parabéns, somos um grupo pequeno mas queremos atingir o maior número de pessoas possível e estamos abertos à sugestões e críticas.

  3. Henrique permalink

    Conheco outro motor de jogos o “GameSalad” se voce ja ouviu falar dele e ate conhece queria sua opiniao sobre ele!?

    • Olá Henrique,

      Não sou usuário do GameSalad e o conheço bem pouco, o que posso dizer é que é uma ferramenta interessante para artistas e game designers que não são familiarizados com programação, além disso alguns programadores podem preferí-las para trabalhos mais simples.
      Sem parecer preconceituoso é possível fazer excelentes jogos com ferramentas como GameSalad, Construct2 e Stencyl mas quando o jogo pede algum detalhe mais complexo que não pode ser criado com o GameSalad, por exemplo, não insista troque para outra que lhe dê a liberdade necessária.
      Sou sempre a favor da ferramenta que é melhor para o jogo em questão.

      Espero ter ajudado😉

  4. Henrique permalink

    estou com um projeto para um game e eu ia usar a engine unity 3D mas um amigo me recomendou usar a Source qual seria melhor?um jogo para PC

    • Olá Henrique,

      Depende, você deve escolher a ferramenta que melhor represente seu jogo. Se estivermos falando de um jogo 2D com certeza nenhuma dessas opções seria minha primeira escolha, apesar que é bem possível produzir jogos 2D de qualidade no Unity3D.

      Entre o Unity3D e o Source eu me faria a seguinte pergunta: Quero fazer um mod de um jogo ou um jogo do zero?

      Se você me disser que tipo de jogo para PC posso ajudar mais.

  5. Júlio Afonso permalink

    Sensacional! Estava procurando alguma página exatamente com essas informações.

    Tenho apenas curiosidade em saber mais sobre a Source Game Engine (da Valve, usada no CS, HL2, TF2, etc…)

    Eu estou começando na área de jogos, e queria saber de alguma engine que seja boa para jogos em primeira-pessoa. Será que a Source Engine é uma boa opção? Não tenho noção nenhuma em relação a custo (provavelmente não é de graça hehe)
    Sei também que a CryEngine é usada para esses tipos de jogos em FPS… Pode me dizer onde encontro mais informações sobre essas?

    Bom, muito obrigado cara! Esse post foi de grande ajuda!

    • Olá Júlio,

      Obrigado pelos elogios, é sempre bom saber que nosso trabalho tem ajudado outras pessoas.

      Quanto ao Source Game Engine da Valve ele é gratuito mas tem uma pegadinha:
      “The Source SDK is available free of charge via Steam with purchase of a Source-based game, such as Half-Life 2 or Team Fortress 2. Learn more about building Source-powered mods at http://developer.valvesoftware.com/wiki/category:modding.”
      Mas para nossa felicidade TF2 é gratuito dê uma olhada no STEAM http://store.steampowered.com/app/440/

      Os sites das próprias game engines geralmente são excelentes fontes por onde se começar, eles notificam se são gratuitas e a lista de funcionalidades (ou pelo menos as mais notáveis). Um bom lugar para achar engines é o IndieDB http://www.indiedb.com/engines.

      Eu pessoalmente recomendo começar usando a Unity3D, existem diversos tutoriais por aí e é gratuita (com algumas limitações).

      Se tiver mais dúvidas basta avisar. Abraço.

      • Júlio Afonso permalink

        Ah, blz, você deixou as coisas muito mais claras pra mim! Muito obrigado! Eu já até baixei aqui a Source SDK, vou começar a dar uma fuçada. Vou dar uma olhada também na Unity 3D.

        OBS: Esse site que vc passou é muito bom! tem muitas Engines e muitas informações úteis!

        Obrigado mesmo, ótimo trabalho!

  6. Lucas G. Chaves permalink

    Não sei se posso recomendar um link exterior aqui no site, mas para o Júlio Afonso que vai dar uma olhada no unity seria legal ver um canal do youtube chamado Games Indie. Lá tem dezenas de tutorias de como fazer um jogo FPS. Acredito que foi um dos primeiros projetos do canal, pois hoje já é outro estilo de jogo.

    Espero que tenha ajudado.

    Abraços.

  7. Júlio Afonso permalink

    Valeu Lucas, vou dar uma olhada sim! Estou lendo aqui sobre várias engines, no próprio site da Games Indie… Vou recolher o maior número de informações possível sobre as diversas Engines, depois começar o meu projeto.

    Muito obrigado ae pela contribuição!

  8. Joseph Deyvid permalink

    2D/3D(pra min dando faz).
    Plataforma:quaisquer uma que seja facil.
    programar:Quallquer linguagem envolvendo action scpt ou lua.
    ela deve ser:fisica,mapeamento.
    Se irei pagar:não.
    Suporte:excelente,otimo ou pelomenos bom que pelomenos me responda minhas perguntas e dúvidas em menos de uma semana.
    ferramentas visual: sem importancia.

  9. Maicon permalink

    Entre o unity3d e o flatredball qual o que possui a menor curva de aprendizado… trabalho faz um tempo com o unity e achei ele muito facil de utilizar, sem contar que possui uma gama muito grande de plataformas…
    se puder listar mais algumas vantagens e desvantagens de um pra outro eu agradeço

    • Maicon a curva de aprendizado é considerada menor no Unity3D, mas eu acredito que isso depende muito de como cada um gosta de criar jogos, alguns preferem ter acesso à mais código e outros preferem mais programação visual.

      Além do que foi comentado acho que um grande ponto do Unity3D contra todas as outras engines é o fato de ele exportar para praticamente tudo que há de mais interessante no mercado. E tem também o 2D nativo que será lançado em breve no próximo update. (espero que logo rs).

      Sobre o Flaredball, ele é bem bacana e o aprendizado para programadores é bem suave uma vez que C# é muitooo fácil de aprender. O maior problema dela é ser focada nas plataformas MS.

      • Maicon permalink

        é tbm espero que venha logo o unity 4.3 hehehe… blz cara, apenas reforçou minha ideia que estou no caminho certo com o unity, abraço!

  10. Barbosa permalink

    Primeiramente parabéns pelo trabalho, muito bom mesmo. No meu computador não funcionou o Construct 2 que era minha escolha inicial por estar querendo um jogo 2d e com uma boa engine com recursos visuais para desenvolver, porém não foi possível, não consegui fazer funcionar ela no meu computador (problema no driver da placa de vídeo, e como não existe mais atualização, não pude fazer mais nada). Qual das outras oferecem recursos parecidos com o da Construct 2 mesmo que seja voltada para uma plataforma apenas, o mais importante era não depender tanto de conhecimento em programação (tenho algum, mas não muito)?

    • Obrigado Weider, nós ficamos felizes pelos elogios.

      Algumas opções:
      * Stencyl
      * GameMaker
      * GameSalad
      *
      Torque
      * CraftStudio

      Particularmente dessa lista eu gosto mais do Stencyl, mas eu sou um cara focado em programação por formação😉

      • Barbosa permalink

        Muito obrigado pela resposta, bom estudando o Stencyl não consegui encontrar qual linguagem de programação é necessária para que se faça comportamentos que a ferramenta por si só não proporciona. Sendo assim gostaria de saber se você poderia me informar qual seria esta linguagem?

      • Olá Barbosa,

        A linguagem é o Actionscript, não me recordo a versão. Mas você consegue fazer bastante coisa usando os plugins e o visual, mas uma coisa legal é poder trocar fácil para o código.
        Isso responde?

        Abs,

    • Barbosa,
      da uma olha neste tópico –>> http://igmbrasil.com/forum/index.php?topic=155.0
      aparentemente é linguagem script e você constrói visualmente seus blocos de comandos. Veja:
      http://indie.forumeiros.com/t28-stc-apresentando-stencyl-works
      Foi o que vi quando pesquisei um tempo atrás. E parece que a versão 3.0 terá desenvolvimento para android e html5, sendo o primeiro apenas no pro se não me engano.

      Abraços.

      • Barbosa permalink

        vnavarro e Lucas G. Chaves, agradeço pelas respostas.
        Estou estudando para desenvolver um jogo com a Engine Stencyl. Espero que logo tenha algo para poder mostrar a vocês, porém acredito que irão surgir novas dúvidas (rsrsrs). Então gostaria de saber se este seria o melhor canal para isso? (claro que vou ir primeiro nos fóruns específicos da Stencyl), mas caso lá não consigam me ajudar posso estar postando as dúvidas aqui?

        Desde já agradeço.

        Abraços.

  11. Olá então gostaria de criar um Jogo estilo Lunia Sabe um 3D mais com jeito 2D gráficos animes belas movimentações tal e gostaria de uma game engine grátis sem limitações para criar o jogo do 0% ate o final e já me da um dica de qual seria a linguagem para ela pesquisei muito mais nunca achei praticamente minha pergunta esta sendo uma engine grátis (somente um contrato simples sem gastar dinheiro pela engine com contrato com a engine) e uma linguagem especifica para desenvolvimento de um Game RPG de aventura com gráficos de anime e jogabilidade por exemplo para “combos” so pra constar novamente oh nome do Jogo que seria expirado seria o Jogo Lunia

  12. lucas permalink

    falto 3d game builder que e pra windows e e e bem simples!
    usa liguagem pascal(escrevi certo?)eu uso e e muito boa!
    apredendo a linguagem dela da de fazer o jogo do seu gosto!
    e tabem game maker que e em 2d e e otima!
    so com os 2 exemplos que vem jounto eu ja aprendi a amexer nela!
    e pra win

  13. Eduardo Santos permalink

    Bom, queria criar um jogo do tipo plataforma em 2D para Android, já tenho a ideia de como eu quero que seja o jogo mas quero saber do que preciso para começar a desenvolver o jogo e como hei de o fazer.

    • Olá Eduardo,

      Sua pergunta pode ser respondida de diversas formas. O primeiro é você programa? Dependendo disso o foco é completamente diferente. Você pode por exemplo usar Construct, GameMaker, GameSalad, Stencyl (encontre uma que funcione para android) ou outros para “evitar” programar. Daí em diante o processo basicamente é loop(Planejar -> Codar -> Testar), é bem mais profundo que isso mas essa é a noção abstrata por cima.

      Acho que temos uma boa idéia de um próximo tutorial😉

  14. Tenho algumas dúvidas, Game maker dá pra hospedar o jogo na net, estilo flash, pra que pessoas possam jogá-lo sem baixar?

  15. Max William permalink

    Amigo, eu não manjo nada de desenho e etc, posso focar só na programação em um jogo?? Ou ser o gestor, certo?

    • Olá Max,

      Ninguém faz de tudo perfeitamente, não importa o quanto você tente. Foque no que lhe for mais confortável e delegue o restante para outras pessoas. Agora sobre ser gestor….. digamos que essa tarefa só funciona se: você já sabe produzir jogos; se sua tarefa é cuidar de coisas como marketing, financeiro, etc, se você não estiver só querendo usar os outros para fazer seu trabalho.

      Eu acho que você devia tentar programação…. abs

  16. uma duvida aqui , sou leigo nesta parte pois estou começando a procurar agora e achei completissimo seu post !
    apenas me restou 1 duvida , qual seria a melhor engine com suporte a web para se criar um jogo de luta 2d ao estilo streeth fighter ou the king of fighters por exemplo

    • Olá Keven,

      Obrigado pelo elogio ao nosso blog, ficamos felizes que tenha gostado!

      Quanto a engine para jogos de luta 2D, a resposta inicial é “aquela que melhor se adequar à suas habilidades e as necessidades do teu jogo”. Tendo dado essa resposta posso indicar algumas possibilidades para teste:

      Espero que tenhamos ajudado.

  17. excelente texto, ajudou bastante

  18. diego permalink

    gostei da lista muito boa !
    mais sou design e n entendo de programacao vc conhece alguma engine 2d que fa;a jogo pra win online

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