Skip to content

HTML5 e o futuro dos jogos?

by em 24/02/2013

Eu acho o HTML5 uma tecnologia muito fodabacana. Alguns podem até argumentar que é tecnologia velha (ditto JavaScript) adaptada às necessidades modernas. Mas, honestamente, e dai? O fato é que HTML + JavaScript é uma conbinação que funciona (e há muito tempo!). Qualquer novidade que aproveite o conhecimento já embutido na comunidade de desenvolvedores e proponha novidades tecnológicas interessantes é muito bem vinda (em minha modesta opinião). Mas, as vezes parecia que o HTML5 tem demorado demais pra decolar. Não parecia assim pra você também?

Porém, neste ano de 2013 eu tenho observado na comunidade e nas universidades uma discussão crescente a respeito de parar de usar Flash e começar a usar HTML5, por exemplo. Sei de empresas que já fazem largo uso do HTML5 porque seus clientes têm necessidades tecnológicas restritivas (leia-se, usam iPhone e iPad). E, tenho visto surgirem muitos cursos sobre essa tecnologia (um deles, o curso de HTML5 para desenvolvimento de jogos, da Udacity) por ai afora. Recentemente, tive acesso – por meio de um artigo no Gamasutra – a uma biblioteca (SDK) com um potencial bastante tentador, chamada Turbulenz. De acordo com o próprio site da engine:

Turbulenz products are free to use

  • HTML5 SDK and Game Engine for developing games – FREE.

  • Developer Hub for testing and iterating games – FREE.

  • Self-publish and monetise anywhere online – FREE, NO ROYALTIES.

  • Additionally, Turbulenz may promote your game on turbulenz.com. In this case, Turbulenz will retain a 30% share of game revenues generated exclusively on turbulenz.com. This DOES NOT affect your ability to self-publish or monetize the game anywhere else online.

Ainda não tive a oportunidade de testá-la, mas pelo que entendi trata-se de uma biblioteca composta basicamente de um conjunto de arquivos JavaScript (o que eles chamam de Engine Libraries) e algumas interfaces de baixo nível (o que eles chamam de Low-Level API) que podem utilizar recursos já existentes em alguns navegadores, tais como OpenGL e OpenAL ou pequenas extensões próprias. Mas a ideia é facilitar o desenvolvimento de jogos em HTML5 provendo recursos como física, shaders e grafo de cenas, entre outros, tornando os jogos o mais compatíveis possível com navegadores que executem HTML5. Você pode ter acesso à lista de funcionalidades providas por essa engine aqui, e conferir abaixo algumas imagens interessantes de suas capacidades:

screenshot1screenshot2

 

 

 

 

 

 

Bacana, não?  Se tiver interesse, brinque com os exemplos disponíveis no site da ferramenta.

From → Ferramentas

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: