Skip to content

[Indies] Primeiras impressões: Game Design com Flamberge

by em 24/11/2014

Bem vindo à mais um level!

Hoje vamos analisar um jogo indie que ainda não foi lançado e está terminando a campanha no kickstarter com um pouco mais que o dinheiro necessário. Falaremos de: Flamberge.

Flamberge - Monument

Flamberge – Monumento

Flamberge é um RPG tático que visualmente lembra bastante Fire Emblem, e bom as lembranças param por aí. Trouxemos esse jogo aqui pois ele apresenta já na Demo decisões de game design muito valiosas.

O jogo é bem fácil de jogar e opta por usar movimentos de clique e arraste para os comandos, há atalhos no teclado mas todos comandos podem ser efetuados por mouse, um jogo planejado com a interface limpa e com esse tipo de movimentação pode ser facilmente exportado para dispositivos móveis.

Além disso controles simples abrem espaço para mais pessoas jogarem. Para entender melhor porque esses controles são interessantes aqui vai uma comparação, em vários jogos de RPG tático por turnos os jogadores precisam se preocupar com casas, quantas casas ele deve mover, o alcance do personagem, o alcance das armas e ações especiais e outros detalhes e apesar de isso ser bacana tudo fica limitado à casas.

Em Flamberge não há casas, os movimentos são todos limitados por quanto um personagem consegue caminhar e o alcance da sua arma. Isso acaba sendo mais natural e em princípio é mais fácil de entender e controlar.

O jogador recebe apenas uma dica  antes do turno do inimigo, um medidor  Aggro (aggressor) que indica onde provavelmente ele vai se movimentar e atacar, mas não há indicação de qual caminho ele fará.

A partir desse ponto os desafios se apresentam e há a necessidade de estratégia, pelos seus movimentos e dos inimigos serem livres, inclusive durante os ataques, há um trabalho de posicionamento e saber utilizar as habilidades nos momentos certos para conseguir superar a tática do inimigo. Além de poder usar a própria idéia do Aggro para mudar o foco dos seus inimigos.

E para aliviar ou dificultar as decisões cada ataque pode ser utilizado de três formas: manual, ajustável, automático.  Isso pode causar a sensação no jogador de “o que é melhor fazer agora?” e esse questionamento é bom para ajudar a prender o jogador.

Flamberge - Vila

Flamberge – Vila

Outra decisão muito boa está relacionada aos diálogos, eles são curtos o suficiente para não  tomarem muito tempo e longos os suficientes para passar o contexto do que está acontecendo. Pode ser que isso mude na versão final mas no demo isso parece muito bom e é uma forma valiosa de não perder seu jogador e ainda passar a história que você quer, não é fácil mas testes com jogadores devem indicar esse tipo de detalhe.

 

Flamberge - Diálogo

Flamberge – Diálogo

Como último ponto analisado gostaria de falar sobre algo normalmente ignorado: música e efeitos. O jogo traz um aúdio de boa qualidade e que se mistura muito bem tanto com o ambiente apresentado quanto com o momento da batalha. Porque isso é importante? Porque você não quer a música atrapalhando o jogador e nem fazer com que ele se sinta compelido a desligar o aúdio do jogo. O que você quer é que ele termine de jogar e saia por ai assoviando a música, que compre o OST do jogo e que espalhe pelos amigos o quão memorável é seu jogo.

Ainda há muito o que descobrir quando Flamberge for lançado mas os primeiros minutos de jogo podem nos ensinar algumas coisas sobre game designs bem pensados.

Visite o site no Kickstarter para saber mais e aproveite o demo, ele funciona em Win, Mac e Linux.

Um último comentário, ele foi feito em Unity, então para aqueles que gostam de observar do que pessoas são capazes de fazer com certas ferramentas vale a pena conferir.

Missão concluída!

From → Design

One Comment
  1. marcos tavares permalink

    Vi esse jogo no greenlight e achei maneiro!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: