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[Unity] Usando fontes customizadas

by em 21/02/2015

Bem vindo à mais um level!

Fontes as vezes podem ser uma dor de cabeça tremenda na criação de jogos e faz uma enorme diferença usá-las apropriadamente.

Mas não falaremos de suas vantagens ou criação, falaremos de como usar uma fonte customizada, ou seja, criada por você ou sua equipe.

Para isso você provavelmente terá um arquivo de fonte, .ttf por exemplo, e uma textura, como um .png.

Importe ambos no Unity e selecione a textura. Deve aparecer algo assim:

Mudando a textura

Mudando a textura

Selecione sua textura (o png) e:

  1. Mude o Texture Type para Texture
  2. Marque o Alpha is Transparency

Altere o restante conforme suas necessidades e clique em apply.

Para poder usar nossa textura customizada precisamos separar a fonte de seus sub-componentes, quais? Expanda a setinha ao lado da fonte para visualizar o Font Material e o Font Texture, que iremos substituir.

O font texture funciona da mesma forma que a nossa textura ou uma textura de um objeto do jogo (tijolos e água) e o material simula as propriedades desse objeto juntamente com a textura lhe conferindo um visual mais atraente.

Selecione a fonte (.ttf) acesse o menu de opções do asset, acima do botão open, e selecione Create Editable Copy.

Se sua fonte for dinâmica (geralmente é) você precisará selecionar outra opção Character de acordo com os símbolos da fonte. Unicode para chars universais, ascii ou um custom set (com sua lista de chars)

Fonte depois de criar cópia editável

Fonte depois de criar cópia editável

Lembre-se: Quando separar a fonte ela não pode ser “colada”de volta, então se precisar da fonte original mantenha-a por perto.

Ele vai separar em três itens: a fonte, o material e uma textura. Delete a textura.

Agora selecione o material (ex: cst_material) e substitua o font texture pela fonte customizada (ex: nossa_fonte) e mude o Shader para UI > Default. Vai ficar assim:

Material com textura  customizada

Material com textura customizada

Se selecionar a fonte (ex: cst_font) o campo Default Material deve aparecer como o que acabamos de mudar, caso contrário basta atribuir nosso material à essa fonte.

Agora toda vez que você usar essa fonte com um objeto da UI basta alterar o material para o seu “cst_material” e o Color para branco. O branco vai funcionar como transparente, o efeito é de blend multiply, ou seja, as cores escurecem a cor da textura.

Usando a fonte e material

Usando a fonte e material

Pronto você já consegue usar fontes malucas com bordas e outros efeitos legais😉

Missão concluída!

2 Comentários
  1. thiago permalink

    obrigado, muito bem explicado e resumido vlw mesmo

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