Skip to content

[Inspiração] Vida real

by em 21/04/2015

Bem vindo à mais um level!

Pode parecer super cliché mas inspirações para jogos podem surgir até de coisas tão banais como a realidade. Todos sabemos o quão interessante e maravilhosa, simples ou até sem graça a realidade pode ser, depende de como cada pessoa a interpreta. No entanto não devemos descartar o fato de que a vida em si é bem mais complexa do que uma leve olhada pode captar. Vamos optar por fazer engenharia reversa em algumas idéias para apresentar como a inspiração para um jogo pode surgir da realidade.

Lemmings da DMA

Lemmings da DMA

Lemmings é um jogo onde você deve guiar um rebanho de seres  de cabelos verdes e roupões azuis de uma entrada para uma saída em diversos cenários, cada um deles possui tarefas específicas que o jogador determina pelo bem do grupo, ou seja, focado no objetivo de mantê-los vivos até a saída. Onde será que você já viu esse comportamento antes? Esse tipo de comportamento pode ser observado em vários grupos de organismos na natureza….

Que tal formigas?

Leafcutter_ants_transporting_leaves

Formigas cortadoras de folhas

Formigas vivem em sociedades gigantescas, tem divisão de tarefas, agem por um bem comum…. igual os lemmings! Ou será que é o contrário?! Uma excelente fonte de inspiração, dúvida? Elas possuem um jogo criado por Will Wright e Justin McCormick: SimAnt (Maxis – 1991) Vamos avançar um pouco no tempo, que tal The Last of Us (Naughty Dog – 2013), os fungus que dominam a raça humana tem inspiração na vida real e adivinha quais animais fazem parte da lista de possíveis infectados? Formigas, é claro!

Formiga infectada com o fungo cordyceps

Formiga infectada com o fungo cordyceps

Dê uma lida na matéria da scientific american 

Que tal então plantas e jardinagem?

Não fomos muito longe das formigas mas esse ponto possui um exemplo ligeiramente famoso.

Olimar e os pikmins

Olimar e os pikmins

Pikmin da Nintendo por Shigeru Miyamoto. Ele pode não ter sido criado todo através da visão de seu mestre com relação à jardinagem.

O que nos importa aqui é como a visão de um jardim foi transportada para o jogo, mesmo que de forma alienígena, estando presente em praticamente todos os artefatos do jogo, inclusive em parte dos protagonistas os pikmins e no “jardineiro” Olimar.

Leia mais na máteria da NintendoLife

Que tal então tráfego aéreo?

Flight control da Namco Bandai

Flight control da Namco Bandai

E não é só de formigas, jardinagem e fungus que as inspirações da vida real surgem.

Coisas banais como nosso controle de tráfego aéreo também podem tornar-se um jogo de potencial. Temos por exemplo o Flight Control da Namco Bandai para dispositivos móveis, no qual tudo que você precisa fazer é orquestrar quem deve pousar e decolar evitando colisões.

Pode parecer ridículo, mas minhocas usando armas bizarras para matar umas as outras também não é o que chamamos de normal (Worms). Logo pegar o dia a dia de uma torre de controle que precisa autorizar pousos e decolagens é bem justo.

Há muito mais na vida real para criar jogos do que a maioria de nós utiliza, e é possível se manter no óbvio como Flight Control ou transformar um jardim em zona de guerra alien como Pikmin, o importante é possuir uma bom deck de inspirações na manga para que seu game design e por fim seu jogo tornem-se mais interessante e divertido.

Missão concluída!

From → Design

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: