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Um jogo por mês, porque participar? – “OneGameAMonth”

by em 14/02/2013

Bem vindos à mais um level!

Fase Bônus

A indústria de jogos está ficando mais famosa e movimentada no Brasil nós últimos anos, mesmo com a produção não sendo comparável com o resto do mundo, o Brasil ganhou um cantinho de destaque devido a múltiplos esforços de várias pessoas e empresas.

E assim os eventos de criação de jogos em 48h e outros gêneros também começaram a ser percebidos de forma mais clara por nós brasileiros. Exemplo disso é a crescente participação no Global Game Jam e no Ludum Dare, além de criação de jams locais em eventos, entre outros.

Mas hoje não falaremos de jams ou faça seu jogo em 48horas

Dica: Se quiser acompanhar os eventos um ótimo site é o CompoHub.

Hoje o foco é o evento chamado One Game A Month ou Um jogo por mês mantido atualmente por @McFunkypants.

No slogan de “Invente um jogo e não desculpas”, a idéia é criar um jogo por mês durante doze meses seguindo ou não os temas mensais dados pelo site do evento.

Os pontos importantes são:

  • Divirta-se!
  • Faça sozinho ou com equipe.
  • Não há premiação, existem pontos de experiência e achievements, mas nada de prêmios.
  • O jogo pode ser uma demo, mas tem que possuir conteúdo suficiente para ser jogável.

O intuíto do evento seguindo esses passos é dar às pessoas o espaço para inventar seus jogos e divulgar na web sem pressão, se divertindo, aumentando seu portfólio e conhecendo pessoas.

Eu participei do mês de janeiro com o tema Portcullis e fiz o jogo Chain-up!, que segue o tema. Além disso pretendo participar de todos os meses até dezembro deste ano.

Vou contar a experiência no fim do ano com mais conteúdo e críticas mas no momento vamos debulhar os acontecimentos de janeiro.

Guia de sobrevivência

Você tem 30 dias (em média) para criar o jogo, desde sua concepção até a apresentação no site e outras mídias que dependem do tipo de jogo criado (web, mobile, desktop, etc), logo não enrole, aqui vai um guia de organização:

  • Crie um quadro de tarefas como kanban por exemplo (kanbanflow) e coloque todas as tarefas incusive as abaixo no quadro e se force a cumprir suas metas
  • Escolha um tema
  • Faça uma pesquisa sobre o tema do jogo (sendo ele o do mês ou não)
  • Crie um documento de design do jogo (GDD) e coloque suas idéias no papel
  • Hora de botar a mão na massa, comece pelo que você é bom seja arte, programação, áudio etc, apartir daí faça o jogo em pequenos entregáveis semanais.
  • Coloque o jogo no site ou no seu lugar de destino para apresentação e corra para o abraço.

Eu poderia passar horas listando os softwares e game engines para utilização MAS vamos ao kit básico:

  • A dica é usar uma engine que acelere a produção do jogo como por exemplo: Unity3D, Construct2 e Stencyl. (mais nesse post)
  • Se você precisar de arte pode usar opengameart.org para os assets.
  • Para música o nosoapradio.us, o freesound.org, o incompetech do MacLeod e o próprio opengameart.org possuem assets para uso comercial/não comercial muito bons.
  • Se quiser produzir seu próprio aúdio pode usar: fmod, garage band, sfxr,  mais aqui…
  • Se quiser produzir sua própria arte eu indico: gimp, blender, paint.net, inkscape, pixen

Com isso você possui ferramentas bem poderosas, é claro que existem outras N ferramentas e você deve usar aquela que se adequar melhor, mas tenha em mente que o tempo é curto, de qualquer forma o jogo não precisa ser AAA e a intenção é se divertir.

Até o próximo level.

Fase completa!

From → Eventos

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